Existe uma melhor posição para dormir bem?

Uma pergunta que muita gente faz:
Qual é a melhor posição para dormir bem?

Para esta pergunta, não existe uma resposta universal e o melhor jeito de dormir varia com as especificidades de cada pessoa.

A melhor posição para dormir é aquela que promove o alinhamento saudável da coluna desde os quadris até a cabeça. O que parece depender da sua situação de saúde pessoal e do que cada um de nós acha mais confortável.

Agora, se quisermos uma generalização, o que os médicos recomendam é que as pessoas durmam de lado — especialmente do lado esquerdo — ou de costas, já que ambas são consideradas as posições mais benéficas, muito mais que dormir de bruços.

Em qualquer uma dessas posições de sono, é mais fácil manter a coluna apoiada e equilibrada, o que alivia a pressão sobre os tecidos da coluna e permite que seus músculos relaxem e se recuperem.

Também é válido reposicionar o travesseiro na cama ou trocar por versões mais moles ou duras. Em caso de dúvidas ou de problemas de coluna ao acordar, é recomendado que se busque orientação médica, já que o quadro pode indicar outros problemas relacionados.

Quando vamos para a cama, o objetivo é descansar o corpo ao máximo e, aí, surge a famosa dúvida: qual o melhor jeito de dormir, pensando na saúde da coluna? A resposta varia de corpo para corpo e de suas necessidades.

Por exemplo, pessoas com refluxo ou grávidas terão noites melhores se dormirem de lado, viradas para a esquerda. Além disso, pode ser bom não dormir de bruços, mas isto não deve ser encarado como uma proibição.

O tema, inclusive, já gerou bastante debate na ciência e alguns estudos coletaram dados sobre a melhor forma de dormir: virado para o lado esquerdo, para o lado direito, de bruços ou de costas.

Agora confira os benefícios, e algumas desvantagens, de cada posição para quem deseja dormir de sete a oito horas por noite, como recomendam os médicos:


Dormir de lado, virado para a esquerda: 

Entre os especialistas do sono, dormir de lado, virado para a esquerda, é a posição em que mais pessoas conseguem ter uma boa noite de sono. Inclusive, é a forma mais indicada para gestantes e pessoas que têm refluxo.

Como o estômago fica do lado esquerdo do abdômen, a posição faz com que a “comida” seja controlada com a ajuda da gravidade. Quando a pessoa vira para o lado direito, o risco é maior de sentir os efeitos do refluxo gastroesofágico e o retorno dos alimentos para o esôfago. Nestes casos, a pessoa pode relatar sensação de azia ou queimação.

Publicado na revista científica Journal of Clinical Gastroenterology, um estudo do Jefferson Medical College, nos Estados Unidos, confirmou este benefício, mesmo que o efeito nem sempre seja eficaz. No entanto, reduz o risco de crises durante à noite. Outra dica é parar de comer algumas horas antes de ir para cama.

Agora, quando assunto é gravidez, o lado esquerdo também é o mais recomendado. “A posição de dormir de lado alivia a pressão de uma barriga em crescimento, permitindo que o coração bombeie e o sangue flua facilmente por todo o corpo. Em particular, o lado esquerdo é recomendado, porque evita a pressão no fígado e facilita o fluxo sanguíneo saudável para o feto, útero, rins e coração”, explica a Sleep Foundation em seu guia para uma boa noite de sono.

Dormir virado para o lado direito: 

Essa parece ser a melhor posição para quem tem alguma dificuldade de respiração ou apneia do sono. É o que demonstraram pesquisadores do Sleep Disorder Center, na Turquia, em estudo publicado na revista Sleep and Breathing.

“Descobrimos que a posição de dormir teve uma influência significativa nos eventos apnéicos e dormir do lado direito diminuiu a frequência de eventos respiratórios obstrutivos em pacientes com doença moderada e grave”, afirmam os autores da pesquisa. Vale lembrar que quadros de apnéia, quando constantes, aceleram o envelhecimento do corpo.

Dormir de bruços: 

Apesar de não estar entre as posições mais indicadas, dormir de bruços também tem um benefício: diminuí o ronco de pessoas que sofrem com este tipo de problema, já que permite a expansão das vias áreas.

Por outro lado, dormir com a barriga na cama aumenta a pressão intraocular, ou seja, a pressão do fluido nos olhos. Por isso, pode não ser indicada em alguns casos específicos. Outra desvantagem é que esta é a forma de dormir que mais pode promover o surgimento de rugas e sinais de expressão, já que toda a pressão está no rosto em contato com o travesseiro.

Dormir de costas: 

Por fim, dormir de costas também é uma posição bastante indicada na hora do descanso, especialmente para pessoas com dores na lombar ou no pescoço. Dessa maneira, é mais fácil manter a coluna, o pescoço e a cabeça alinhados, evitando torções noturnas. Por exemplo, indivíduos que usam colar cervical devem optar por esta forma de descanso.

Além disso, é a posição mais recomendada para quem deseja evitar rugas, já que nenhum travesseiro ou colchão irá pressionar o rosto. Sem a pressão, o risco de sinais é menor.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: