Mamíferos: características

Mamíferos são animais vertebrados, pertencentes à classe Mammalia, que se destacam por algumas características comuns à todos eles.

  1. Pelos
    Todos os mamíferos apresentam pelos pelo corpo, sendo essa uma importante característica, que junto com uma camada de gordura sob a pele, serve para manter a temperatura do organismo do animal. Os pelos em muitas espécies também servem para criar uma camuflagem (tanto para defesa, quanto para o ataque), além de incrementar a percepção de sensações sobre o ambiente em torno.
  2. Glândulas Mamárias
    Esta é a característica – a existência de glândulas produtoras de leite nas fêmeas das espécies – determinante dos mamíferos receberem esta denominação. Todas as fêmeas tem essas glândulas mas, algumas espécies, não tem mamilos, quando nessas espécies o leite é ejetado diretamente pela pela.
  3. Endortermia
    Os mamíferos são endotérmicos, isto é, mantém a temperatura do corpo de forma constante. Algumas espécies, por causa do forte inverno por que passam seus locais de habitação, acabam hibernando, situação onde o organismo entra numa fase de latência, e onde quase tudo “é desligado”, nessa situação a temperatura baixa, mas ainda assim há uma gestão automática para manter a temperatura no novo patamar, enquanto durar o período de hibernação.

Outras Características dos Mamíferos

Outras características estão presentes em todos os mamíferos, mas não são exclusivas da espécie. Podemos destacar as seguintes:

  1. Circulação sanguínea fechada – com circulação dupla e coração com quatro cavidades
  2. Respiração pulmonar – todos os mamíferos apresentam pulmões, mesmo nas espécies aquáticas, como as baleias. Portanto os mamíferos precisam respirar na superfície. Nessas espécies a capacidade pulmonar, obviamente, é relativamente grande.
  3. Sistema urinário – formado por rins, ureteres, bexiga e uretra
  4. Sistema digestivo – formado por um canal alimentar e várias glândulas acessórias. Dependendo do tipo básico de alimentos a que a espécie é adaptada a dentição é diferenciada, para permitir o pré-processamento dos alimentos antes de percorrer o sistema digestivo.
  5. Sexos separados – ou seja cada espécie tem machos e fêmeas e a fertilização das fêmeas é interna.

Classificação dos Mamíferos

Os mamíferos podem ser classificados em três grupos: monotremados, marsupiais e eutérios. Veja as características mais importantes de cada um abaixo:

  • Monotremados: são animais que têm como característica marcante a capacidade de botar ovos. Apesar dessa peculiaridade, eles também alimentam seus filhotes, inicialmente, com leite, o qual é sugado diretamente da pele da mãe, uma vez que esses animais não possuem mamilos. Os monotremados são encontrados na Austrália e Nova Guiné, sendo a equidna e o ornitorrinco seus representantes mais conhecidos.
  • Marsupiais: são animais que se destacam pela forma como ocorre o desenvolvimento de seus filhotes. Nesse grupo de mamíferos, observa-se que o embrião desenvolve-se no interior do útero, porém nasce muito cedo e completa o restante de seu desenvolvimento dentro do marsúpio, uma espécie de bolsa. Os gambás e cangurus são exemplos de marsupiais.
  • Eutérios: são todos os demais mamíferos, que se destacam pela presença de placentas complexas. A placenta é um órgão que surge durante a gestação e possui, entre outras, a função de garantir a troca de nutrientes entre a mãe e o filhote. Diferentemente dos marsupiais, o desenvolvimento desses mamíferos é completado totalmente no interior do útero. Seres humanos, cachorros, gatos, macacos, baleias, bois, veados, zebras, elefantes, etc, são exemplos de eutérios.
Ornitorrinco é um monotremado
Cangurú é um marsupial
Macaco é um eutério

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: