Chás que são ótimos digestivos

Conheça alguns tipos de chá que são ótimos digestivos, e que você deve ter em casa. São ótimos para tomar logo após o almoço, diminuindo a sensação de inchaço no organismo, muitas vezes causada pela constipação.

São mais saudáveis – e úteis – que o tradicional cafezinho que muitos estão tão acostumados a tomar.

Conheça sete tipos diferentes, com ações diferentes, mas todos bons digestivos.

  1. Chá de Boldo
    O chá de boldo é indicado para quem está enjoado, pois possui algumas propriedades medicinais, sendo um ótimo anti-inflamatório e agilizando o processo de recuperação do corpo ao tratar infecções. Além disso, o fato de ele ajudar na digestão aumenta a sua fama como um bom fitoterápico. Ao mesmo tempo, também ajuda a digerir gorduras, sendo considerado um chá que ajuda a emagrecer. Lembrando apenas que o chá de boldo não deve ser tomado de forma exagerada, pois pode gerar problemas para o fígado, e deve ser evitado por grávidas pelo seu efeito abortivo.
  2. Chá de Hortelã
    O chá de hortelã não apenas ajuda a desinchar como também alivia dores de uma forma geral devido à ação vasodilatadora de suas folhas. Possui propriedades que ajudam a relaxar os músculos, o que evita náuseas e cólicas, além de é considerado um ótimo diurético, sendo especialmente benéfico para pessoas que sofrem com problemas nos rins. É um ingrediente muito utilizado na dieta detox, já que ajuda a eliminar as toxinas do corpo e contribui para o processo de emagrecimento.
  3. Chá Verde
    O chá verde possui cafeína, o que o torna uma boa alternativa ao famoso cafezinho. Ele ajuda a emagrecer por seu efeito termogênico. Possui propriedades antioxidantes e atua como diurético, além de ser muito indicado para quem precisa queimar calorias, já que acelera o metabolismo. Por fim, reduz os níveis de colesterol ruim (LDL), sendo portanto um ótimo aliado do coração.
  4. Chá de Gengibre
    A infusão de gengibre é uma das receitas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Caso você tenha a raiz em casa, é possível cortar pedaços (com casca e tudo, inclusive) e deixá-los ferver na água. A recomendação é tomá-lo antes das refeições, especialmente devido ao seu fator digestivo, mas o chá de gengibre tem outros benefícios, entre eles está o alívio da dor, como cólicas, e náuseas. Também é rico em vitamina C, sendo muito utilizado no combate a resfriados.
  5. Chá de Camomila
    De uma forma geral o chá de camomila é indicado para pessoas que querem se acalmar, já que possui propriedades levemente sedativas. Isso também permite que ele não apenas alivie dores de cabeça, como também combata a insônia e a ansiedade. E além de ser um bom digestivo, alivia dores de cólicas e as causadas por gases.
  6. Chá de Erva Doce
    O chá de erva doce muitas vezes é chamado de funcho, mas isso se trata apenas de um regionalismo, e não de uma espécie diferente da planta. Além de ser um bom digestivo também é fonte de vitamina C, como ocorre o hibisco, e também é conhecido por ser um bom desintoxicante e antioxidante. Com um sabor doce, muitas vezes é tomado antes da hora de dormir, já que também ajuda a relaxar, oferecendo uma noite mais tranquila.
  7. Chá de Erva Cidreira
    Este chá também é conhecido pelo nome de chá de capim-limão, possui muitos benefícios. Ele possui algumas características em comum com o de camomila, como o fato de aliviar dores de cabeça ao servir como calmante. Também ajuda quem o consome a dormir melhor, alivia tanto dores intestinais quanto de cólicas e pode reduzir o nível de estresse. Sendo um bom anti-inflamatório, o chá de erva cidreira é utilizado no combate a esse tipo de doença.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: