RG Digital: projeto entra em vigor a 1º de março de 2022

Um novo modelo de Carteira de Identidade Nacional – similar ao DNI usado na Europa e América do Sul – teve seu projeto aprovado, e passa a valer a partir de 1º de março de 2022.

O novo documento irá substituir o RG antigo, será nacional, e usará o número do CPF como cadastro único.

O novo RG também poderá ser usado como um documento de identificação em viagens, principalmente nos países do Mercosul, já que usa o Machine Readable Zone (ou MRZ). Já para outras regiões do globo o passaporte ainda será necessário, mas o novo RG servirá em algumas situações específicas.

Como funcionará o novo RG

O novo RG tem como objetivo principal criar um cadastro único para os cidadãos brasileiros. Para isso, ele utilizará o CPF e um QR Code para que seja feita a identificação eletrônica, tanto de forma online como offline. Sendo assim, não será mais necessário ter um número de identificação como o RG e outro como o CPF, apenas o segundo será válido.

Como tirar o novo RG

Segundo o Governo Federal, as secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal serão responsáveis por fazer essa distribuição. Elas deverão se adequar à nova norma até o dia 3 de março de 2023. Entretanto, até o momento, não há nenhuma previsão de quando os novos documentos começarão de fato a serem disponibilizados no país.

Quando o antigo RG perderá validade?

Isso depende da idade de cada cidadão. Para quem – em 1º de março de 2022 – tiver até 60 anos, o atual modelo será válido por dez anos
» se você tirou um RG em fevereiro de 2022 então este valerá até 1º de março de 2032.

Já para aqueles com mais de 60 anos, o atual RG não tem prazo de expiração definido. Isso poderá ser alterado quando forem feitas as regulamentações, mas por enquanto a validade é indeterminada.

O novo DNI brasileiro terá a possibilidade de também ter uma versão digital. Ainda não foram regulamentados os procedimentos para baixar uma versão do novo RG em smartphones, mas deve seguir os atuais modelos de CPF e CNH digitais: quem quiser usar terá que ter um cadastro no site gov.br – mas só espere ter essa versão bem depois de março de 2023.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: