Como todos descobrimos na infância o Carnaval muda de data todo ano, sendo comemorado em fevereiro ou março, em dias que pouco se repetem nos anos seguintes.
O por que disso, não tem a ver – diretamente – com essa festa pagã, mas sim com uma data muito especial para a Igreja Católica: a Páscoa.
Páscoa é comemorada sempre num determinado domingo do calendário, marcando a ressurreição de Jesus, ocorrida três dias após sua crucificação.
O Carnaval, palavra derivada da expressão latina Carne Levare e que significa Abstenção de Carne, é a véspera da Quarta-feira de Cinzas, dia que se inicia a exigência da abstenção de carne, o chamado Jejum Quaresmal. Assim a festa do Carnaval marca os três dias que antecedem a abstinência de carne que a quaresma requer.
Mas como se calculam tais datas, chamadas de datas móveis do calendário?
Cálculo da data da Páscoa
O cálculo da data da Páscoa é importante para a marcação de todos os feriados móveis cristãos. Por exemplo, a terça-feira de Carnaval ocorre 46 ou 47 dias (quando o ano for bissexto) antes do domingo de Páscoa. A Quaresma, marca os 40 dias entre o Carnaval e o domingo de Ramos. Já o domingo de Pentecostes acontece 49 dias depois da Páscoa.
A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a Lua Cheia que ocorre depois do Equinócio do Outono no hemisfério sul (ou da Primavera no hemisfério norte).
Retrocedendo-se 46 dias no calendário, chega-se à Quarta-feira de Cinzas, e portanto os três dias anteriores são o período das festas do Carnaval.
O que são os Equinócios?
Os equinócios marcam o início das estações do outono (no Sul) e primavera (no Norte) e estão relacionados à incidência dos raios solares e à inclinação da Terra. Nesses eventos, nenhum dos hemisférios está inclinado em relação ao Sol, iluminando então, de forma igualitária, os dois hemisférios.
Uma definição mais precisa determina que esse é o momento em que o Sol cruza o equador celeste.
São os únicos dias do ano em que os dias e as noites têm a mesma duração. Esse fenômeno ocorre em dois momentos do ano: em março e em setembro. No ano de 2022 esse equinócio cai no dia 20 de março.