Como Investir com Segurança

Para começar a investir você precisa, antes de tudo, refletir e entender alguns fatores. O primeiro deles é saber qual é a sua situação financeira. Se você possui dívidas – que com certeza tem altos juros -, o correto é pagar esses débitos primeiro. Dificilmente algum investimento te dará uma rentabilidade que consiga vencer os juros cobrados pelos bancos e financeiras.

Em segundo lugar, você precisa saber quanto pode investir a curto, médio e longo prazo. E em terceiro, saiba que é importante investir de acordo com os seus objetivos. Se por exemplo você quer viajar no final do ano, e já está poupando para isso, é melhor fazer aplicações de curto prazo do que deixar o dinheiro “parado” em sua conta corrente.

Ou você prefere abrir mão de 12 meses de rendimento? Por outro lado aplicações com prazos maiores não te darão o rendimento esperado nominalmente, se você sacá-lo antecipadamente.

Você também pode ter outros objetivos, como comprar uma casa ou um carro, abrir uma empresa ou se aposentar. Cada um deles pode e deve ser contemplado pelos seus investimentos. Então, faça um planejamento financeiro antes de começar a investir.

O mais importante de tudo é contar com uma reserva de emergência. Depois você deve priorizar os melhores investimentos de acordo com o seu perfil de investidor e objetivos.

De acordo com o que você possui disponível para investimento, recomendamos que haja uma diversificação da carteira de investimentos. A diversificação de seus investimentos, com diferentes posições estratégias, permite estar preparado para quase todos os tipos de acontecimentos no mercado. Como diz o ditado “nunca se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”. Essa expressão diz que é muito arriscado alocar todo o seu capital em um ou dois ativos. Afinal, eles podem ter riscos muito similares.

O melhor caminho é dividir o patrimônio em diferentes aplicações, desde que elas estejam expostas a diferentes riscos. Assim, mesmo que um ou outro investimento não rendam como o esperado, ou pior possam ter rendimento negativo, os demais com certeza compensarão algumas das perdas.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: