Cenários de Planejamento

Antes de realmente começar a investir seu rico dinheirinho, em suas primeiras aplicações, você deve entender que temos de nos preparar para cumprir três cenários para planejar nossos investimentos: de Curto, Médio e Longo Prazo.

Mas antes de pensar em investir lembre-se que você precisa Guardar dinheiro, mas para isso você precisa de fazer uma das seguintes ações:
. gastar menos do que ganha hoje; ou
. ganhar mais do que ganha hoje e mais do que gasta atualmente.

Não tem jeito, não existem outras alternativas, e a primeira parece ser a mais fácil!

Vamos falar desses três Cenários

  1. Cenário de Curto Prazo (até 12 meses)
    Nesse cenário você deve ter investimentos que possam ser resgatados dentro desse prazo, e sem você prejudicar seu dia-a-dia e sem deixar o dinheiro simplesmente parado na conta-corrente ou na poupança. Esse dinheiro não pode precisar ser utilizado para despesas fixas (água, luz, gás, comida, aluguel, remédios de uso contínuo), nem aquelas prováveis (como consertos de eletrodomésticos, compra de remédios para doenças eventuais).
    Nesse período, você pode aplicar uma boa parte de suas sobras atuais (ou aquelas que você vai conseguir cortando gastos e/ou aumentando sua renda);
  2. Cenário de Médio Prazo (de 1 à 3 anos)
    Nesse cenário você deve investir uma parte do que você vai conseguir guardar, ou qualquer quantia que receber extra, ou seja, que você não esperava receber com certeza, e que poderá ficar rendendo um pouco mais, em aplicações dentro desse prazo. Aparecendo alguma oportunidade você poderá gastar sem prejudicar seus rendimentos mensais;
  3. Cenário de Longo Prazo (pelo menos 4 anos)
    Nesse cenário entram os valores que você poderá reservar por maior tempo de aplicação, onde você poderá contar com rendimentos melhores que as aplicações de menor prazo. A diferença às vezes é bem interessante.
    Em geral é um dinheiro que você poderá reservar para quando se aposentar, ou para quando você quiser dar um conforto maior e maior segurança à sua família, como a compra de um eletrodoméstico de maior valor (tipo uma geladeira maior, uma Smart TV, fazer a viagem dos seus sonhos, um carro novo, ou mesmo dar entrada para comprar uma casa).

Em que você poderá investir, para cada um desses cenários, você já conheceu neste artigo aqui. Todos eles te atenderão desde o cenário de mais curto prazo, mas até mesmo para o de longo prazo.

Entretanto lembre-se que você não pode esquecer da regra de ouro dos investidores: diversificar. Jamais se deixe encantar com um tipo específico de investimento, divida seu dinheiro em várias aplicações diferentes, pois se a inflação se alterar muito, ou o cenário econômico interno mudar – seja para melhor ou para pior -, uma aplicação boa poderá se transformar numa má aplicação.

Assim se você tiver três ou mais aplicações diferentes, poderá aproveitar o melhor de cada uma, a seu devido tempo, ao mesmo tempo que se alguma passar a render menos que as demais, as outras ainda te trarão um certo retorno.

Se para você, no início, ficar difícil de guardar mais dinheiro, não se preocupe. Pense no início em ter aplicações de curto prazo. Quando você estiver mais familiarizado com o mercado financeiro pense no médio prazo. E qualquer dinheiro extra que entrar sem ser esperado e para o qual você não precisa gastar, coloque em aplicações de maior prazo, que te trarão um rendimento melhor.

Mas há aplicações que não cobram Imposto de Renda, enquanto outras cobram. Então não devo nem pensar nessas últimas?

A resposta é: depende muito. Você deve analisar melhor cada aplicação. Não é porque é isenta de IR que uma aplicação é melhor, ou rende mais. Veja os detalhes, converse com o gerente de sua conta bancária, ou de uma corretora, para saber escolher melhor.

Em caso de dúvida experimente as duas, e no final veja qual te rendeu mais, ou te pareceu mais segura ou com maior liquidez lá no final do prazo da aplicação. E vá aprimorando sua experiência para cada vez aplicar melhor.

2 comentários em “Cenários de Planejamento

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: