Evite as Fraudes Cibernéticas

Quando se trata de fraudes online, um pouco de conhecimento pode evitar um mundão de problemas. Continue lendo para aprender sobre os tipos mais comuns de golpes, como identificá-los e como evitar ser vítima deles.

A primeira é sobre fraudes por bate-papo

Mensagens de texto e online são um lugar privilegiado para os fraudadores tentarem roubar suas informações pessoais.

Muitas vezes cometemos o erro de acreditar que se alguém tem nosso número, devemos conhecê-lo ou nosso número foi dado a ele por um bom motivo.

Os golpistas tiram proveito dessa suposição e se tornaram cada vez mais sofisticados sobre a maneira como exploram as pessoas. Frequentemente, fingirão ser conhecidos ou uma instituição respeitável, como um banco.

Mantenha-se cético para evitar fraudes por bate-papo:

Verifique a mensagem por meio de uma fonte diferente
Se um amigo, parente, banco ou qualquer outra empresa pedir informações pessoais ou dinheiro, valide a solicitação ligando para a empresa ou pessoa que fez a solicitação.

Observe a gramática ruim
Se o texto ou bate-papo contiver erros básicos de gramática, isso geralmente é uma dica de que é um bot ou um golpista de baixo nível de instrução.

Cuidado com números desconhecidos ou estranhos
Provavelmente, você já tem um amigo ou membro da família armazenado em seu telefone com um nome conhecido. Desconfie quando um número desconhecido aparecer.

Não responder
Afinal das contas, a resposta mais segura é não responder. Se a solicitação for crucial, a empresa ou conhecido tentará entrar em contato com você de outras maneiras diferentes.

A segunda sobre Fraudes por Computador

Se você passa algum tempo online, provavelmente já foi alvo de um ataque de phishing. 

Isso ocorre quando um golpista finge ser de uma empresa confiável para que você revele informações pessoais que ele possa usar. 

Phishing é uma técnica frequentemente implantada por meio de e-mails. Pop-ups de sites da Web e até aplicativos móveis.

Golpes comuns de phishing:

O CEO/Executivo
O golpe aparece como um e-mail de um líder em sua organização, solicitando informações altamente confidenciais, como contas da empresa, salários de funcionários, números de previdência social e informações de clientes.

Compartilhamento de arquivos e DocuSign
Solicitações falsas para acessar arquivos em contas do Dropbox e DocuSign estão aumentando, enganando os funcionários e fazendo-os clicar em links perigosos.

O golpe do romance
Isso pode acontecer totalmente online, por telefone ou pessoalmente, uma vez que o contato seja estabelecido. Mas o golpe do romance sempre começa com alguém supostamente procurando por amor. O golpista costuma colocar um anúncio falso online ou se passar por amigo de um amigo nas redes sociais e entrar em contato com você diretamente. Mas o que começa como promessa de amor ou parceria, muitas vezes leva a pedidos de dinheiro ou presentes caros. A isca aqui é amor e aceitação.

O phishing móvel
Os golpistas distribuem aplicativos móveis falsos que reúnem suas informações pessoais em segundo plano ou enviam mensagens de texto contendo links perigosos. 

Pesquisas
Você recebe uma solicitação para responder a uma pesquisa sobre uma questão social de seu interesse.  Ao clicar nesse link, você pode estar sendo infectado por malware. 

O anexo de e-mail urgente
Os e-mails de phishing tentam enganá-lo para fazer o download de um anexo perigoso, dando a um malfeitor acesso ao seu computador. Esses e-mails solicitam que você baixe anexos confirmando a entrega de um pacote, o itinerário da viagem ou o prêmio.

Perguntas que você deve se fazer para evitar fraudes por computador:

Estão pedindo informações demais? 
Desconfie de qualquer pessoa que peça mais informações do que precisa, mesmo se estiver conversando com uma empresa ou banco com o qual faz negócios.

Eu conheço você? 
Faça esta pergunta simples antes de responder a uma mensagem.  Primeiro, verifique se você reconhece o nome e o endereço de e-mail do remetente. 

Meu software de segurança está ativo?
Sempre use um software de segurança (tipo McAfee, Norotn, Avast) abrangente para proteger seus dispositivos e informações contra malware e outras ameaças que podem resultar de um esquema de phishing. 

Esse é um link legítimo?  
Antes de clicar em um link, passe o mouse sobre ele para ver se o endereço URL parece legítimo (melhor ainda se mostrar um cadeado antes do link). 

Estou na página da web que acho que estou?  
Antes de fazer login em uma conta online, verifique se o endereço da web está correto.  Os phishers costumam forjar sites legítimos, como contas de armazenamento online, na esperança de induzi-lo a inserir seus detalhes de login.

É bom demais para ser verdade?   
Evite ofertas ou negócios “grátis” que pareçam bons demais para ser verdade.

A terceira é sobre Fraudes por Telefone

Os golpes de telefone vêm em várias formas. Alguns agem de forma amigável, enquanto outros tentam usar a intimidação.  

Em todos os casos, o objetivo é obter informações pessoais e dinheiro. 

Golpes de telefone comuns:

Golpes de reparação de crédito

Dê a eles algum dinheiro e eles prometem “consertar” ou “remover” sua dívida.

Golpes de caridade 

Você precisa dar dinheiro hoje para ajudar essas pessoas em necessidade.

Garantias estendidas de carro 

Eles acessam os registros públicos de compra para tentar vender garantias de carros superfaturados ou sem valor.

Veja como se proteger mais:

Desligar  
Não deixe que saibam que ligaram para um número de telefone ativo.  Pressionando botões ou tentando falar com a operadora, você pode receber ainda mais ligações automáticas.

Use o bloqueio de chamadas
Sua operadora de telefone pode fornecer um serviço para bloquear números de spam de telefone conhecidos ou pelo menos identificá-los para você quando o telefone tocar.

Não confie na identificação de chamadas como uma prova

Os golpes por telefone ficaram cada vez melhores, e podem fazer você pensar que é um número de telefone legítimo, “falsificando” uma identidade e exibindo algum tipo de nome oficial.

Alguns até relatam que mostra seu próprio número ligando para eles.

A quarta é sobre Fraudes na Web ou On-Line:

Os golpistas fraudam muitas pessoas usando serviços e software da Internet. 

O objetivo desses golpes é induzir você a enviar dinheiro ou informações pessoais. 

Como muitos desses outros golpes, os golpes online exploram quem precisa ou busca uma oferta.

Tipos de golpes da Web:

Sites de comércio falso
Sites de produtos falsos costumavam vender produtos que não valem o preço pago ou que não são entregues. 

Fraude de cartão de crédito
Solicitar informações de cartão de crédito para prosseguir em um site. 

Malware
Software projetado para desativar o sistema do seu computador para uso pessoal dos golpistas ou simplesmente para  danificá-lo. Também é um termo geral usado para vírus, spyware, worms, trojans e muito mais.

Fraudes por prêmio
Você será notificado de que acabou de “ganhar” um belo prêmio, como dinheiro, joias ou férias. Esses golpes pedem pagamentos antecipados.

Golpes de crowdfunding
Os criadores do pedido de crowdsourcing prometem um retorno para o seu pequeno investimento no projeto deles, mas acabam embolsando o dinheiro. 

Evitando Golpes na Web:

Mantenha o software do seu computador sempre atualizado.  Seu sistema operacional, navegadores da Web e aplicativos são constantemente atualizados para se ajustar aos novos truques dos golpistas. 

Isso também inclui manter sua assinatura de Anti-vírus sempre atualizada. 

Compre de fontes confiáveis. Faça uma pesquisa se não tiver certeza. Todos os Anti-vírus tem ótimos recursos para ajudar a identificar alguns sites não seguros quando você tenta visitá-los.

Fale com seus filhos. Certifique-se de que eles estão informados sobre os perigos dos golpes online.

Se um prêmio que você ganhou parece bom demais para ser verdade, ele provavelmente é mais um golpe.  Pesquise sobre o concurso numa busca no navegador. Muitas vezes você encontrará histórias de outras pessoas que já foram enganadas. 

Nunca envie dinheiro ou cartões-presente a uma pessoa que você não conheceu pessoalmente.  

Pesquise quaisquer campanhas de crowdfunding para ver o feedback de outras pessoas e se elas não cumpriram suas promessas.

Sempre procure a trava de segurança (o cadeado) em sites que solicitam informações pessoais.

A quinta é sobre Fraudes por E-mail:

Os golpes de email mais comuns sempre envolvem phishing. 

Os esquemas de phishing têm a aparência de um e-mail legítimo, podendo até mesmo parecer ser de uma empresa com a qual você está familiarizado, a fim de explorar sua confiança, te enganar e obter informações pessoais ou financeiras.   

Tipos de golpes de e-mail que você pode receber:

Golpe de loteria estrangeira
Você acabou de ganhar um grande prêmio, geralmente em um país estrangeiro, mas deve pagar uma pequena quantia adiantada para obter a recompensa maior. 

Golpe da pesquisa
Você recebe uma solicitação para responder a uma pesquisa sobre uma questão social de seu interesse. Ao clicar no link, você é infectado por malware.

Golpe bancário
Você recebe um e-mail dizendo que há algo errado com seu banco ou conta do PayPal que precisa de sua atenção.  Você então é direcionado a um site falso, onde tenta fazer o login para que eles possam roubar seu nome de usuário e senha do site real. Uma variação muito comum é enviarem um aviso que houve problema de segurança em sua conta de um serviço de streammer e solicitando que você revalide sua senha.

Dicas para evitar golpes por e-mail:

Se você não faz negócios ou não solicitou informações de uma determinada empresa, não clique em nenhum link ou responda a nenhuma pesquisa.

Veja o endereço de e-mail do remetente. Corresponde ao conteúdo do e-mail? Se não, fique longe.

Evite comunicações sem personalização.  “Prezado cliente” é uma boa dica para ficar longe. 

O link no e-mail parece estranho?  Na maioria das vezes, você pode mover o mouse sobre o link para ver o endereço real do link.  Se algo parecer errado, não chegue nem perto.  

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: