Como Lavar as Mãos

Primeiro gostaria de dizer que não estou aqui para ensinar ninguém (que tenha idade para ler) a lavar as mãos no dia-a-dia. Isso seus pais já te ensinaram desde que você tinha uns 2 ou 3 anos.

O objetivo é esclarecer como efetivamente tentar se proteger ao máximo de uma possível infecção pelo Coronavírus, o que muda um pouco, pois necessita alguns cuidados extras, que nunca antes precisávamos nos preocupar.

O momento é grave, embora aqui no Brasil já tenhamos ultrapassado, enquanto escrevo esta matéria, a casa dos 52% de vacinados (pela primeira dose). Então os cuidados ainda deverão ser necessários pelo menos até o final deste ano.

Gostaria só de esclarecer que usar apenas álcool em gel é muito ineficiente. Não confie muito nesta solução, pois testes levados à cabo por um laboratório aqui no Brasil mostraram que usar apenas álcool em geral só elimina cerca de 50% dos vírus e bactérias. Então confira com cuidado a melhor forma de higienizar suas mãos em época de pandemia.

Antes de tudo coloque uma porção de álcool em gel e esfregue suas mãos pelo tempo necessário para o álcool em gel evaporar, e suas mãos ficarem secas

  1. molhe as mãos em água corrente limpa (pode ser quente, mas nenhum problema em ser fria mesmo)
  2. ensaboe as mãos esfregando-as com o sabão (sabão líquido é o indicado – usar sabão em barra é risco para se infeccionar)
  3. o processo de ensaboar deve ser completo, ensaboando as palmas e o dorso das mãos, entre os dedos e as pontas dos dedos (se você tiver mexido em terra ou areia, use uma escova de dentes velha para tirar ao máximo detritos que se alojaram sob suas unhas, mesmo que você não consiga ver nada ali)
  4. enxágue bem as mãos em água corrente limpa e abundante* (aqui nem tente economizar menos de 1 litro de água, pois a economia de 1 litro de água ficará a anos-luz do custo de internação, e até morte, pela Covid-19)
  5. seque as mãos com uma toalha (se estiver num banheiro público use uma toalha de papel) ou seque-as com o ar quente daquelas maquininhas que encontramos em banheiros públicos mais modernos
  6. com a mesma toalha – ou com um pouco de papel higiênico – feche a torneira (jamais toque com suas mãos já limpas em uma torneira que pode ter sido usada antes por uma pessoa contaminada)

Se você estiver na rua, ou num local sem um banheiro público, então só resta usar apenas aquele frasco de álcool em gel 70% que você deve levar sempre no carro ou na bolsa. Mas assim que possível faça o ritual acima completo. Enquanto isso lembre-se de não ficar levando as mãos à boca ou o nariz, nem ficar tocando muito na máscara.

Atenção: sempre que for possível use a rotina acima, usando álcool em gel e em seguida água e sabão, pois as chances de se livrar de qualquer vírus, que esteja em suas mãos, aumentam e passam a ser de mais de 80%.

(*) Mas porque preciso enxaguar com água abundante?
A resposta aqui deve ser entendida como uma sobreposição dos dois métodos de lavagem e atuação de seus agentes.
O álcool 70º age como um antisséptico, matando muitos vírus ou bactérias de forma direta – mas não é mais que 50% eficaz.
Aí entra o sabão líquido, ou em espuma, mas que normalmente não é um antisséptico. Sua ação se dá de outra forma, diminuindo a tensão superficial das membranas das superfícies. Assim ele age afetando uma certa porcentagem de micróbios ou vírus mas, principalmente, colocando em suspensão – nas bolhas do sabão -, muitos desses seres.
Se você enxaguar com pouca água, a maioria vai voltar à superfície de suas mãos, e sua eficácia nem passará dos 30 a 40%.
Mas enxaguando suas mãos, enquanto eles ainda estão em suspensão, você irá removê-los em muito maior proporção, através da força do jato de água.
Assim sua eficácia passa dos 80% quando você usa água abundantemente, conjugado com o uso prévio do álcool 70% (ou álcool gel 70%)

Um comentário em “Como Lavar as Mãos

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: