Lavar as mãos e usar máscara evita a infecção pela Covid-19?

A resposta à essa pergunta é direta e assustadora (para alguns): NÃO

Muito se fala em que o uso da máscara e a lavagem das mãos com álcool em gel e sabão evita a infecção. Não isso não evita, ou falando de um outro jeito: isso não te protege completamente.

Se usar máscara e lavar frequentemente as mãos fosse uma panacéia absoluta, ninguém precisaria tomar vacina. Na verdade só a vacina protegerá você contra a Covid-19 (uma doença causada por um vírus específico, o SARS-CoV-2, contra o qual mais de 95% da população mundial não tem nenhuma defesa natural).

Bom então não precisamos usar máscara, nem lavar frequentemente as mãos?

Resposta errada novamente. Lavar constantemente suas mãos, primeiro com álcool em gel e depois com água e sabão, e usar sempre a máscara quando sair de casa, andar por uma praça ou frequentar locais com muitas pessoas (escritórios, clínicas, igrejas, supermercados, terminais de ônibus, trens, metrô, etc), é uma excelente, mas não total, proteção.

O uso combinado da máscara com a lavagem das mãos, assegura uma certa proteção – depende do grau de imunidade da pessoa – mas pelo menos te garante uma proteção que pode chegar à mais de 70% – e para algumas pessoas a quase 80%.

A principal proteção que temos, e isso desde a decretação da pandemia, essa quase absoluta porém impraticável a longo prazo, é o isolamento social. Você deixando de se expor à pessoas que podem estar contaminadas, ou aos objetos manipulados por essas mesmas pessoas, estará praticamente isolado(a) do vírus.

Então se isole o mais que puder das pessoas que não habitam a sua casa, use máscara e lave sempre as mãos com álcool em gel e sabão, enquanto aguarda pela proteção definitiva: a vacina.

Só a vacina salva!

Confira o novo ritual de lavar as mãos em época de pandemia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: