A resposta à essa pergunta é direta e assustadora (para alguns): NÃO
Muito se fala em que o uso da máscara e a lavagem das mãos com álcool em gel e sabão evita a infecção. Não isso não evita, ou falando de um outro jeito: isso não te protege completamente.
Se usar máscara e lavar frequentemente as mãos fosse uma panacéia absoluta, ninguém precisaria tomar vacina. Na verdade só a vacina protegerá você contra a Covid-19 (uma doença causada por um vírus específico, o SARS-CoV-2, contra o qual mais de 95% da população mundial não tem nenhuma defesa natural).
Bom então não precisamos usar máscara, nem lavar frequentemente as mãos?
Resposta errada novamente. Lavar constantemente suas mãos, primeiro com álcool em gel e depois com água e sabão, e usar sempre a máscara quando sair de casa, andar por uma praça ou frequentar locais com muitas pessoas (escritórios, clínicas, igrejas, supermercados, terminais de ônibus, trens, metrô, etc), é uma excelente, mas não total, proteção.
O uso combinado da máscara com a lavagem das mãos, assegura uma certa proteção – depende do grau de imunidade da pessoa – mas pelo menos te garante uma proteção que pode chegar à mais de 70% – e para algumas pessoas a quase 80%.
A principal proteção que temos, e isso desde a decretação da pandemia, essa quase absoluta porém impraticável a longo prazo, é o isolamento social. Você deixando de se expor à pessoas que podem estar contaminadas, ou aos objetos manipulados por essas mesmas pessoas, estará praticamente isolado(a) do vírus.
Então se isole o mais que puder das pessoas que não habitam a sua casa, use máscara e lave sempre as mãos com álcool em gel e sabão, enquanto aguarda pela proteção definitiva: a vacina.
Só a vacina salva!