Como tudo começa com uma conta clonada, dá para adotar algumas medidas para prevenir esse tipo de golpe no WhatsApp: ativar a confirmação em duas etapas, cadastrar a digital ou rosto para acessar o aplicativo e usar a verificação biométrica no WhatsApp Web.
Veja a seguir mais detalhes sobre cada uma delas:
1. Ative a confirmação em duas etapas do WhatsApp
A primeira medida para proteger o WhatsApp é ativar a confirmação em duas etapas – uma senha de seis dígitos necessária para acessar uma conta em um novo dispositivo.
Dessa forma, os golpistas não conseguem clonar o WhatsApp somente com o código enviado por SMS – eles também precisam da senha que você criou.
Para ativar a confirmação em duas etapas do WhatsApp:
- No WhatsApp, clique em “Ajustes” e depois em “Conta”;
- Selecione “Confirmação em duas etapas” e ative a função;
- Escolha uma senha forte e informe um email para redefinir o código caso você esqueça;
- Pronto! Confirmação em duas etapas ativada.
Mas, atenção: se você receber um email para redefinir sua senha de confirmação em duas etapas sem ter solicitado, não clique no link. Pode ser outra pessoa tentando clonar sua conta.
Além disso, se alguém te ligar pedindo para que você clique no link enviado por email, não clique. Eles estão se passando pelo WhatsApp – e o suporte do WhatsApp não entra em contato com os usuários por telefone a menos que a pessoa tenha ligado primeiro para o atendimento.
2. Cadastre sua digital ou rosto para acessar o aplicativo
Outra medida para proteger o WhatsApp é cadastrar a biometria para acessar o aplicativo – seja a impressão digital ou o reconhecimento facial, dependendo da marca e do modelo de seu aparelho. Com isso, só você poderá acessar suas mensagens em teu celular.
Para cadastrar a biometria no WhatsApp em aparelhos Apple:
- No WhatsApp, vá em “Ajustes”;
- Clique em “Conta” e depois em “Privacidade”;
- Selecione “Bloqueio de tela” e ative a biometria disponível (FaceID ou TouchID, dependendo do modelo).
Para cadastrar a biometria no WhatsApp em aparelhos Android:
- No WhatsApp, vá em “Ajustes”;
- Clique em “Conta” e depois em “Privacidade”;
- Selecione “Bloqueio por impressão digital” e ative a função (caso esteja disponível em seu aparelho).
3. Use a verificação biométrica no WhatsApp Web
Quem cadastra a digital ou o rosto para acessar o WhatsApp também ativa, automaticamente, outra função de segurança importante: a verificação biométrica no WhatsApp Web.
Esse tal de WhatsApp Web é acessado através de um navegador (Chrome, Edge, Firefox, Opera, etc) através do endereço web.whatsapp.com – é muito legal você experimentar usar desse modo (obviamente quando estiveres à frente de um notebook, tablet ou computador desktop), pois facilita a digitação e você consegue visualizar muito melhor as imagens
Com isso, sempre que você quiser conectar o WhatsApp Web em um aparelho, será necessário desbloquear a função no celular usando a impressão digital ou o reconhecimento facial – o que também dificulta a vida de fraudadores.
Um comentário em “Dicas para Proteger o WhatsApp?”