Como proteger o WhatsApp

Com algumas medidas e atitudes simples, é possível ter mais segurança e dificultar um pouco mais a vida dos golpistas que usam este aplicativo.

Com tanta gente utilizando o WhatsApp todos os dias, os golpistas encontraram uma forma de usar este canal para aplicar golpes. Afinal, eles estão onde as possíveis vítimas também estão. Por causa disso, entender como proteger o WhatsApp é importante para dificultar um pouco mais a vida dos fraudadores. 

Entenda abaixo algumas ações que podem ser tomadas para deixar seu aplicativo mais seguro.

Primeiro, o WhatsApp é um aplicativo seguro?

Sim! O WhatsApp é um aplicativo seguro e conta com diversas camadas de segurança que protegem os usuários – e, para evitar se tornar vítima de golpistas, você pode usar algumas medidas de segurança e nunca compartilhar sua senha ou PIN com ninguém.

O problema é que, justamente por ser tão popular, o app é alvo de golpistas que usam engenharia social para fazer vítimas.

Engenharia social é uma tática que manipula uma pessoa para que ela compartilhe informações e dados pessoais com golpistas. Geralmente, os fraudadores dão um senso de urgência à mensagem, fazendo a pessoa sentir que ela tem que tomar decisões rápidas e imediatas.

É dessa forma que golpistas conseguem clonar contas do WhatsApp e pedir dinheiro aos contatos das vítimas.

Como golpistas tentam tirar vantagem de você no WhatsApp?

Geralmente, o golpe ocorre em duas etapas: primeiro, os golpistas clonam o app da vítima; depois, pedem dinheiro para os contatos da pessoa que teve o aplicativo clonado.

Mas como o WhatsApp é clonado?

Para acessar o WhatsApp da vítima em outro dispositivo, os golpistas precisam de um código de seis números enviado por SMS para o telefone da pessoa. Para isso, eles ligam para a vítima se passando por um representante de uma empresa ou serviço conhecido e dizem que precisam do código por algum motivo.

Como os golpistas são bem convincentes, a vítima acredita estar falando com a empresa e passa o código. (Lembre-se: o WhatsApp nunca liga nem pede que você leia um código de seis dígitos para eles. Não compartilhe seu PIN ou código de verificação com ninguém.)  

Com isso, os fraudadores conseguem acessar a conta da pessoa em outro dispositivo e, se passando por ela, entram em contato com amigos e familiares pedindo dinheiro. As pessoas acreditam estar falando com alguém próximo e fazem a transferência, caindo em outro golpe.

Confira 3 dicas para proteger sua conta do WhatsApp

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: